Qual a Temperatura Ideal Para Tomar o Chopp?

A temperatura é um aspecto de muita importância no momento de apreciar um bom chopp. Mesmo que muitos consumidores tenham ideia disso, ainda são muitos os que acreditam que quanto mais gelado o chopp estiver, melhor estará. É um equívoco comum entre os consumidores, mas o ideal não é que a bebida esteja gelada demais, pois isso pode afetar no sabor e aroma característicos do chopp escolhido.

Cada estilo de chopp possui suas próprias particularidades e, consequentemente, cada um destes diferentes estilos possuem temperaturas de serviço distintas de acordo com suas características. Aspectos como teor alcoólico, amargor, sabor e aroma são algumas das características que definem a temperatura ideal para consumir o chopp.

Um chopp servido muito gelado (a 0ºC, por exemplo), mesmo que seja a principal escolha de muitos consumidores, pode influenciar na sensibilidade das papilas gustativas, o que pode reduzir a percepção do sabor e dos aromas da bebida.

Em geral, o indicado é consumir o chopp a uma temperatura que varia entre 6º e 8ºC, pois essa temperatura permite que os aspectos da bebida sejam plenamente percebidos tanto no olfato quanto no paladar. Para poder apreciar a bebida a essa temperatura (considerando o clima tropical típico do Brasil), é recomendável que o chopp seja retirado da chopeira a uma temperatura entre 0º e 2ºC, para que alcance a margem desejada no momento do consumo.

Além da importância no momento da degustação, a temperatura ideal também ajuda a preservar e manter a qualidade da bebida. Quando armazenado na temperatura de 3º a 5ºC, o chopp pode durar até um mês após produzido, mantendo sua qualidade e características originais. Enquanto isso, se for armazenada em barris, onde não existe um controle ideal da temperatura, a bebida dura somente dez dias.

Sendo assim, no momento de apreciar um chopp, esteja sempre atento à temperatura para poder provar a bebida com todo seu potencial.