Chopp Artesanal Ale: Saiba Tudo Sobre Este Estilo

A grande família das cervejas Ale é uma das que mais se destacam com as cervejas e chopps artesanais. Foi o primeiro estilo de cerveja criado no mundo, sendo inicialmente conhecida como “pão líquido” devido ao seu caráter encorpado. A principal particularidade na produção da família Ale é sua fermentação que ocorre a temperaturas mais elevadas (entre 14º a 25ºC, normalmente) devido à levedura responsável por seu processo fermentativo, Saccharomyces cerevisiae, que permanecem na superfície da bebida durante quase todo o processo, o que faz com que o líquido adquira maior complexidade em aromas e sabores, além da coloração tipicamente mais escura.  

Os chopps Ale tendem a ser mais encorpados, de coloração mais escura e com um teor alcoólico mais elevado quando comparados aos típicos chopps Lager (como o tradicional Pilsen). Dentre os estilos característicos da família Ale estão: Session Pale Ale, Old Strong Ale, India Pale Ale e Red Ale.

Session Pale Ale é caracterizada principalmente pelo baixo teor alcoólico, quando considerado aos demais estilos Ale. Seu sabor é mais suave e refrescante, sendo uma ótima opção de chopp para dias quentes.

Old Strong Ale possuem mais vigor e seu teor alcoólico varia entre 6 e 12%. É comum notar um sabor equilibrado ou a presença alcoólica bem pronunciada neste estilo de chopp Ale.

India Pale Ale é o popularmente conhecido IPA, estilo criado pelos ingleses com uma maior concentração de lúpulo para que a bebida resistisse ao trajeto rumo à Índia. A alta concentração de lúpulo garante a essa bebida maior amargor e refrescância.

Red Ale como o próprio nome sugere, possui coloração mais avermelhada, devido à presença de malte torrado. Além da coloração avermelhada, o malte torrado também proporciona um maior dulçor e corpo à bebida.

Por ser uma família mais intensa, os chopps Ale podem ser harmonizados com uma diversidade de alimentos, normalmente, o ideal é optar por alimentos mais pesados e complexos para degustar em conjunto com estas bebidas, que também possuem caráter mais encorpado e maior personalidade.