Blog

Chopp Stout: O Estilo Intenso E Único Que Vai Te Impressionar

Os chopps e cervejas do tipo Stout são muito famosas e uma das mais consumidas no mundo. A bebida é completamente o oposto do chopp claro, que é o mais comum. A primeira característica básica deste estilo de chopp é a alta fermentação, ou seja, a bebida é fermentada a temperaturas altas, o que faz com que a bebida seja mais complexa em termos de sabores e aromas.

O chopp Stout é mais encorpado, sua espuma tende a ser mais cremosa e espessa, apresentando uma coloração bege distinta dos demais tipos de chopp e seu corpo varia de médio a alto. Além disso, a bebida possui coloração bem característica por ser de um tom extremamente escuro que varia entre marrom e preto, o que também a diferencia dos tipos mais comuns. Sua coloração é resultado do uso acentuado de malte ou mesmo da cevada torrada no processo produtivo da bebida.

A concentração alcoólica do chopp Stout é muito elevada, esta característica proporciona uma sensação de quentura na boca quando consumida, o que faz com que, normalmente, a bebida seja mais apreciada em países com clima frio, ou em dias de temperaturas mais baixas.

No paladar e no olfato, a bebida traz aroma e sabor marcante que relembra a cacau, café e caramelo, também apresenta um equilíbrio característico entre amargor e a doçura proveniente do malte.  O chopp Stout costuma ser uma bebida de sabor agradável e fácil de ser consumida, não causa confusão ao paladar e possui notas pronunciadas de fácil reconhecimento.

Também existem diferentes estilos dentro do tipo Stout: Dry Stout que possui coloração marrom, sabor torrado e de café e não apresenta lúpulo; Sweet Stout possui lactose na formulação, por isso seu sabor é mais adocicado, é conhecido também como Milk Stout ou Cream Stout; Oatmeal Stout é uma variação de Sweet Stout, porém possui aveia na composição, o que lhe confere sabor doce e deixa a bebida cremosa; American Stout possui aroma intenso do malte torrado, também é mais amargo que os demais estilos.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente