Produção de Lúpulo no Brasil

O lúpulo é uma planta da espécie Humulus lupulus, famosa pela sua utilização na produção de cervejas, as flores da planta possuem, ainda, diversas propriedades medicinais, que expandem sua utilização também para a indústria farmacêutica e de cosméticos. Na cerveja, o lúpulo é quem garante o aroma e sabor amargo da bebida.
Com o aumento da produção de cervejas artesanais, que utilizam maior concentração de lúpulo, a produção brasileira da planta também foi impulsionada, visto que até 2019 a importação era o principal meio de obtenção do lúpulo atingindo, no mesmo ano, um índice de importação de 3.6 mil toneladas da planta. Atualmente, o Brasil começou a produzir o lúpulo para manutenção e garantia de sua qualidade na hora da produção de cervejas.
O Brasil, que é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos, iniciou sua produção de lúpulo pela busca por um produto de melhor qualidade. A área de cultivo de lúpulo no país ainda não é muito grande, representando, em 2020, cerca de 42 hectares, o que já representa um crescimento de 110% em relação ao ano anterior. Em 2020, o volume total de lúpulo produzido no país foi de 24 toneladas.
As regiões produtoras de lúpulo atualmente são: Santa Catarina, com o maior percentual de produtores (27%); Rio Grande do Sul (22%); São Paulo (18%); Paraná (7%); Minas Gerais (6%) e Rio de Janeiro (5%). Santa Catarina também lidera a produção nacional em relação a áreas cultivadas, com uma quantidade de 12,105 hectares.
O lúpulo possui um alto valor agregado e não necessita de uma grande área para sua produção, assim, em pouco tempo o produtor consegue recuperar o valor investido na produção. A produção brasileira de lúpulo, além de garantir uma melhoria na qualidade do produto que pode ser utilizado fresco, recém-colhido, também pode acabar influenciando na diminuição do valor das cervejas no futuro, visto que os custos com importação são muito elevados, refletindo no preço das bebidas.
Uma coisa é certa: a crescente produção de lúpulo no Brasil é uma realidade que, em breve, começará a mostrar resultados impressionantes na qualidade e preço das cervejas brasileiras.