Blog

Melhores Formas de Limpar o Paladar Para Degustação de Cerveja

É comum falar em limpar o paladar principalmente quando o assunto é degustação de vinhos, mas você sabia que esse também é um hábito fundamental para degustar cervejas?
Além do paladar, o olfato também influencia muito na hora da degustação, por isso, é muito importante manter o paladar sempre limpo entre uma cerveja e outra. O olfato, em conjunto com o paladar, é um dos principais sentidos envolvidos na percepção dos sabores. É por isso, por exemplo, que sentimos gostos diferentes, ou até mesmo nenhum, quando estamos gripados.
É comum que, após sentir vários cheiros, a percepção olfativa fique “confusa” e os cheiros acabem se misturando, tornando difícil a distinção entre cada aroma específico. Isso é conhecido como fadiga olfativa, e é um dos principais empecilhos no momento da degustação de cervejas.
Para evitar que isso ocorra, é necessário limpar o olfato com um aroma forte e completamente diferente do que o seu olfato estiver habituado, pois é justamente a similaridade entre os aromas das cervejas que vai causar a fadiga olfativa. Exemplos de coisas que podem ser utilizadas para evitar que isso ocorra são os grãos de café que possuem um cheiro forte e distinto das cervejas. Outra opção é a utilização de objetos de couro, pelo mesmo motivo.
Para a limpeza do paladar alguns alimentos de fácil acesso podem auxiliar a manter seu paladar limpo para que sua degustação seja mais proveitosa. Opções de alimentos que tem sabor variado e podem ajudar nesse momento é o pão (mas não de centeio, pois algumas cervejas possuem esse ingrediente) e biscoitos de água e sal.
Outro fator interessante é que a própria água também ajuda a limpar o paladar. A água além de limpar o paladar, ajuda a redefini-lo e deixá-lo pronto para outro estilo de cerveja. E o mais interessante: você nem mesmo precisa beber o líquido, pode apenas enxaguar sua boca com água que já será o suficiente para limpar seu paladar.
Independente de qual for a maneira que você preferir para limpar seu paladar, lembre-se sempre de mantê-lo limpo para poder apreciar sua degustação com perfeição.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente