IPA: Venha Conhecer Essa Cerveja Cheia de Estilo

Se você gosta de cerveja certamente já ouviu falar sobre as cervejas IPA em algum lugar, mas afinal, como é essa bebida e por que ela pode combinar muito com você?
A principal característica das cervejas IPA é sua alta concentração de lúpulo, o que acaba tornando seu sabor um pouco mais amargo, além disso, sua graduação alcoólica também é um pouco maior que das cervejas comuns.
Este estilo de cerveja foi criado na Inglaterra como uma receita modificada das Pale Ale para que a bebida pudesse ser transportada para a Índia (daí o nome como ficou conhecida inicialmente: Indian Pale Ale). A cerveja IPA ganhou fama pelo mundo e, de acordo com o local onde é produzido, diversas variações nas técnicas de produção que acabam garantindo sabores distintos à bebida. Um exemplo disso é a American IPA, que é uma das mais populares no mundo todo.
Existem diversas variações nos estilos de cervejas IPA, como já mencionado. Dentre eles, se destacam:
English IPA – a versão original da cerveja, possui a mais equilibrada receita em comparação com outros estilos. Possui maior amargor, mas também o sabor característico do malte mais acentuado que as demais.
American IPA – a mais popular versão de cervejas IPA, sua principal característica é a concentração de aromas marcantes dos lúpulos americanos.
Session IPA – seu diferencial em relação às outras é seu teor alcoólico mais baixo, pensado para ser consumida em maior quantidade, mas ainda preservando o amargor do lúpulo.
Imperial IPA ou Double IPA – é a mais potente entre as IPAs, possui maior teor alcoólico e concentração exagerada de lúpulo para garantir um amargor ainda maior.
New England IPA – possui aparência turva e nublada como sua principal característica. Também possui um sabor mais frutado e cítrico, sem a concentração tão forte de amargor.
Belgian IPA – para esse estilo é utilizado levedura belga, o que proporciona sabor frutado e caráter condimentado. Também pode ter seu teor alcoólico mais elevado que uma típica IPA.
Black IPA – é baseada na American IPA, mas com a coloração mais escura e sem sabores torrados ou queimados.
White IPA – versão mais amena da American IPA, possui menor corpo e coloração mais clara. Seu sabor é frutado, porém com caráter condimentado e refrescante.
Brown IPA – a base é a mesma da American IPA, porém com notas carameladas, de chocolate, toffe ou frutas escuras derivadas do malte.
Red IPA – também baseada na American IPA, possui caráter de malte destacado com um pouco de caramelo, toffe ou frutas escuras e secas.
Rye IPA – American IPA tradicional, porém com requintes de malte de centeio.