Com Espuma, Por Favor!

É comum quando pedimos um chopp ouvirmos o garçom perguntar se quer com ou sem colarinho, mas afinal, qual a diferença que a espuminha faz para o chopp? Independentemente se for cerveja ou chopp, a espuma tem grande importância na hora de tomar a bebida, embora muitas pessoas ainda prefiram sem ela.
Uma das vantagens do colarinho é que ele cria uma espécie de barreira entre o ar e a bebida, fazendo com que a temperatura demore mais para ser perdida, ou seja, a espuma ajuda a manter sua cerveja ou chopp gelados por mais tempo. Outro ponto importante é que, por permitir uma maior estabilidade da temperatura, os aromas e sabores da bebida também acabam ficando mais concentrados, pois conservam as propriedades do chopp, mantendo as sensações por mais tempo. Ainda, evitando o contato do chopp com o ar, a espuma ajuda a evitar que a bebida receba oxigênio, que acabaria causando sua oxidação, o que acaba prejudicando seu sabor.
Assim, uma espuma ideal para que estas vantagens realmente ocorram é aquela que apresenta bolhas pequenas, uniformes e com boa estabilidade, que evita que ela se desfaça rapidamente, protegendo sua bebida por maior tempo.
Um dos pontos que influencia na estabilidade do colarinho é a higiene do copo, pois resíduos de gordura, sabão ou mesmo batom prejudicam a formação e estabilidade da espuma. Outra coisa que pode afetar a formação e durabilidade da espuma é a temperatura da bebida, pois temperaturas muito baixas ou muito altas podem prejudicar a formação ou formar espuma em demasia, respectivamente.
O ideal é que a bebida seja servida até a metade do copo com ele inclinado com um ângulo de 45º e, em seguida, completado com o copo em posição vertical, para que a espuma seja formada naturalmente. O tamanho ideal para a espuma do chopp ou cerveja é de aproximadamente 3 centímetros.
Agora, nas próximas vezes que for pedir um chopp, lembre-se sempre de pedir com colarinho!