Espuma do Chopp: Saiba Como Controlar a Saída da Chopeira

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do colarinho (a espuma do chopp) para a bebida. É o colarinho quem ajuda a manter a temperatura da sua bebida, além de ajudar a manter concentrados os sabores e aromas do chopp. Quando consumir em bares, restaurantes, festas e afins, sempre se lembre de pedir que seu chopp seja servido com colarinho, para que possa apreciar o potencial completo da bebida, mas caso você seja quem irá servir, existem alguns cuidados necessários no momento de pegar a bebida para que o colarinho seja formado completamente, mas não em excesso, o que também pode não ser adequado.

Quando o colarinho no copo é muito grande, a espuma em excesso pode atrapalhar a percepção das características da bebida, prejudicando sua experiência gustativa. Para que isso não ocorra, alguns cuidados devem ser adotados, como:

Verificar a pressão de CO2 da chopeira: o gás carbônico é utilizado no equipamento para tirar o chopp, no entanto, a quantidade do gás utilizada é sempre muito alta, levando a uma formação excessiva de espuma, para evitar que isso ocorra, utilize um regulador principal para regular corretamente o gás carbônico.

Esteja atento à temperatura: outro ponto muito importante para a retirada do chopp é a temperatura, pois quanto mais alta for, maior será a formação de espuma. Muitos consumidores optam por fugir deste problema apostando em uma câmara fria de extração, que garante que a bebida esteja sempre gelada. Caso o problema seja na tubulação que leva o chopp à torneira, o ideal é apostar em um tubo phyton, que ajuda a manter o chopp à baixas temperaturas.

Por fim, mas não menos importante, esteja atento na hora de tirar a bebida. Saber retirar o chopp corretamente também é um ponto importante, pois muitas vezes a formação excessiva de espuma se dá somente pela prática incorreta na hora de retirar a bebida. para evitar erros, mantenha sempre o copo próximo à chopeira, incline-o e deixe que o líquido escorra lentamente, até que o copo esteja preenchido. Isso te ajudará a não formar um colarinho excessivo, lembre-se que o tamanho ideal é de dois dedos.