Blog

Cerveja e Pizza? Por que não?

A variedade é uma palavra que define bem as opções disponíveis de estilos de cervejas e pizzas. A pizza é um alimento muito apreciado, que tende a ser consumida frequentemente junto a amigos ou familiares, assim como a cerveja. Ambas são escolhas ideais para momentos semelhantes, então por que não unir as duas?

O mais importante para esta harmonização é buscar um equilíbrio entre o alimento e a cerveja, para que não exista uma “briga” ou “disputa” por ambos no paladar. Para isso, é necessário ter atenção ao recheio utilizado para a pizza.

As cervejas do estilo Pale Ale são tendem a ser boas opções de harmonização com pizzas. São mais maltadas que os estilos Pilsen ou Lager, possui o malte caramelizado como ingrediente principal, que lhe garante uma coloração com tons mais avermelhados, garantindo um certo dulçor à bebida, mas sem perder o amargor característico da cerveja.

Quanto aos sabores, especificamente, aqui estão algumas dicas de harmonização:

Pizza de Calabresa – este recheio clássico de pizza tem sabor defumado e carregado no sal. Para harmonizar com este sabor, o ideal é optar por cervejas do tipo Pale Ale, como IPA ou APA.

Pizzas com Bacon – as pizzas que levam bacon no recheio combinam bem com cervejas escuras como Brown Ale ou Dark Lager, pois estas bebidas acentuam os sabores caramelizados que o bacon garante ao prato depois de levado ao forno.

Pizzas Veganas ou Vegetarianas – a Porter é um bom estilo de cerveja para harmonização com pizzas à base de cogumelos. A Margherita, que não leva carne, exige para harmonizar, uma cerveja leve e refrescante, como a tradicional Pilsen.

Pizza Quatro Queijos – este é um sabor de pizza muito pedido entre os brasileiros, este estilo é bem gorduroso e, portanto, pede por uma cerveja bem carbonatada e levemente cítrica, como a APA. Este estilo de cerveja também combina bem com pizzas de frango com requeijão.

 

Postagem mais antiga
Postagem mais recente