Blog

Harmonização de Carnes e Chopp

Carne e Chopp são duas das principais paixões da maioria dos brasileiros. A bebida refrescante e saborosa é a principal pedida principalmente em dias de verão, enquanto a carne complementa diversos pratos na culinária do dia a dia ou naquele churrasquinho no fim de semana. Seja como for, é fato que tanto a carne quanto o chopp estão presentes no consumo cotidiano da maioria das pessoas do Brasil.

Com diferentes tipos de cortes possíveis, a carne pode ser ingrediente principal de uma variedade enorme de pratos, e existe uma forma ideal de harmonizar os diferentes estilos de chopp com o prato à base de carne escolhido, de modo a criar uma harmonização saborosa e intensa.

Existem duas maneiras principais de harmonizar carnes e chopp:

- Combinação de Sabores: é a forma mais simples de harmonizar, combinando sabores da bebida com os do prato, por exemplo: chopp leve, como Pilsen, com carnes leves (sem muito tempero ou gordura).

- Combinação por Contraste: embora seja uma forma mais arriscada de harmonização, também costuma criar experiências surpreendentes. A ideia aqui é combinar opostos, por exemplo: um chopp bem alcoólico ou com bastante carbonatação com carnes bem gordurosas; chopp maltado para suavizar ardência em tempero da carne.

Aqui vão alguns exemplos práticos e diretos de harmonização dos principais pratos à base de carne para você tirar completamente suas dúvidas:

Carnes vermelhas que possuam boa camada de gordura, como a picanha, combinam bem com Chopp IPA, por exemplo, que equilibra o tempero e a gordura, ajudando a manter o paladar limpo.

Carnes brancas, como o frango, muito utilizado também em churrascos, podem ser servidos com Chopp Pilsen, que são mais leves e suaves, assim como a carne.

Outra boa composição de churrascos é a linguiça, que harmoniza bem com Chopp Trippel quando pouco condimentada, ou Chopp IPA se for bem condimentada.

Croquete de costela bovina é um petisco que tem como ingrediente principal uma carne bem gordurosa, pode ser servida com Chopp APA que contém amargor e frescor suficientes para equilibrar a gordura e tempero.

O Cupim, que também é uma carne gordurosa, quando preparado sem fritura, que é o usual, pode ser consumido com uma opção mais leve de chopp, como o IPA ou LAGER.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente