Conheça os Tipos de Copos Ideais Para Consumo de Cervejas e Chopp

Uma comemoração pede por cerveja ou chopp, mas você conhece quais os copos mais apropriados? Existe uma diversidade de copos, mas cada tipo de bebida possui um ideal. Isso porque cada estilo de copo influencia na formação e retenção de espuma, na percepção aromática, nas regiões bucais em que a bebida passa e ainda na velocidade de escoamento.

 Um dos mais famosos copos de cerveja é o copo americano, que tem 190 ml e é amplamente conhecido como “copo de boteco”. O copo é ideal para o consumo de cervejas leves, como American Lager e Pilsen.                                    

 O cálice ou Goblet é ideal para ser consumido com cervejas aromáticas como cervejas belgas. Este tipo de copo possui uma boca larga que permite apreciar melhor os aromas.

 Caldereta é um copo versátil que possui um pouco mais de 300 ml. É o copo ideal para consumo de IPAs, Lagers escuras, Porters e Stouts.

 O corpo fino e reto do copo cilíndrico facilita a formação de espuma, portanto, é ideal para o consumo de cervejas como Kölsch e Altbier.

 A taça flauta, muito utilizada para beber espumantes, é também ideal para o consumo de cervejas champegnoises, Lambic e Gueuze, pois esse tipo de copo permite que a carbonatação permaneça por mais tempo.

 O Lager ou “copo de chope” como é mais conhecido, possui formato alongado que ajuda na cremosidade, pois facilita a formação do creme. É ideal para o consumo de Lagers.

 Mass é um copo que pode chegar a conter até um litro. Sua espessura ajuda a manter a temperatura de bebidas como chopp, sendo um clássico copo alemão para o consumo dessa bebida.

 Pilsen ou copo tulipa, como é mais conhecido no Brasil, é um copo específico para consumo de Pilsner ou American Lager.

Pint é um copo que varia de 473 a 568 ml. Pode ser usado para cervejas como IPA, Session IPA, Stout, Porter e Bitter.

 Pokal tem a boca estreita e fundo arredondado que completam um formato ideal para o consumo de cervejas carbonatadas.

 O copo Snifter possui um formato que permite capturar melhor o aroma da cerveja. É indicado para o consumo de Barley Wine e Stout.

 A tulipa permite a expansão dos aromas e é indicada para cervejas como Belgian Strong Ale.

 O copo Tumbler é espesso e pesado, contendo até 400 ml, é ideal para cervejas Witbier, por não possuírem retenção de espuma.

 Por fim, o copo Weizen possui mais de 500 ml e é ideal para o consumo de bebidas de tripo, por possuírem capacidade de uma garrafa inteira, mantendo as leveduras do fundo e a boa formação de espuma.