Chopp e Comida: Como Harmonizar

Embora o chopp seja uma das preferidas bebidas alcoólicas do brasileiro, não é a primeira ideia que vem à mente ao ouvir falar sobre harmonização entre bebidas e alimentos, mas quando consumido com os alimentos certos, pode proporcionar uma experiência gustativa incrível.

Cada tipo específico de chopp, pode harmonizar com diferentes pratos. O chopp claro, por exemplo, é a principal escolha de chopp para festas e eventos em geral. Essa bebida normalmente é a mais leve, tanto em sabor como em aroma, portanto, é uma boa opção para acompanhar petiscos de sabor leve, como pastéis, coxinhas, croquetes, queijos suaves, castanhas e amendoins.

Já o chopp escuro é uma boa opção de harmonização para comidas bem condimentadas. Petiscos e entradas mais condimentados, feijoada ou massas com molho apimentado são excelentes pratos para consumir com essa bebida. Além disso, o chopp escuro também harmoniza bem com sobremesas como chocolates, tiramisù e mousses.

Os chopps artesanais comumente apresentam sabor e aroma mais marcantes, portanto, harmonizam bem com pratos igualmente marcantes, como refeições mais condimentadas e carnes ricas em gordura, especialmente carne de porco.

Uma bebida que possui diversas particularidades é o chopp de vinhos, essa bebida refrescante e frutada é uma ótima escolha para acompanhar pratos como massas e molhos vermelhos.

Em geral, dicas que podem ajudar no momento da harmonização são:

Combinar força – opte por chopp de sabor leve para pratos mais leves e chopps mais fortes com pratos mais fortes. A força de um chopp é determinada pelo amargor, teor alcoólico, doçura, entre outros aspectos, enquanto a força de um alimento é determinada pela doçura, gordura, tempero, textura, complexidade etc.

Encontre harmonia entre os sabores – procure harmonizar bebidas e alimentos que possuam características em comum de sabores ou aromas.

Atenção ao doce, amargo e carbonatação – alimentos muito doces ou gordurosos podem ser combinados com o amargor, álcool, malte torrado ou doçura do chopp.

Na dúvida, lembre-se sempre de combinar chopp mais marcante com alimento marcante e chopp leve com alimentos leves.