Cervejas de Trigo: Principais Características

As cervejas de trigo costumam ser as queridinhas de dias quentes, além de normalmente ser a primeira opção quando um consumidor decide inovar e experimentar um novo tipo de cerveja. Esse estilo de cerveja é bem comum e acessível, pois costuma ter um preço mais baixo quando comparada a outros estilos artesanais.

Em geral, as cervejas deste estilo necessitam ter 50% de malte de trigo, sua coloração pode variar de amarelo-palha a dourada, no olfato pode-se notar uma variação entre aroma frutado e picante com notas de cravo ou banana, por exemplo. É leve e bem refrescante, sua espuma abundante ajuda a conservar os caráteres de sabor e aroma da bebida, seu amargor não é muito pronunciado e seu sabor é agradável.

 As cervejas de trigo possuem normalmente um aspecto turvo, mesmo os tipos de coloração mais clara, isso ocorre porque essas cervejas não passam pela etapa de filtração. Além do malte de trigo que é a principal característica, também pode conter certa concentração de cevada nas cervejas de trigo.

Dentro deste estilo de cerveja, existem ainda diferentes tipos específicos, cujos principais são:

Weissbier: este tipo de cerveja de trigo é muito típico na Alemanha, sua coloração é clara e seu aroma e sabor traz notas de banana, maçã e cravo.

Witbier: sua coloração é clara de aspecto turvo, esta cerveja é condimentada com coentro e casca de laranja.

American Wheat Beer: este é o estilo de cerveja de trigo com maior concentração de lúpulo, apresenta notas de grãos e malte. No paladar, traz um dulçor maltado característico.

Para harmonizar com cervejas de trigo é importante estar atento ao fato de que esta é uma cerveja de personalidade mais leve, portanto, os pratos ideais também são ligeiramente leves. Boas opções de alimentos para harmonizar com cervejas de trigo são: peixes, frutos do mar, petiscos como bolinho de bacalhau, pastéis, salsicha branca e massas como pães, por exemplo. Além disso, uma dica é que a cerveja de trigo harmoniza bem com pratos que não sejam muito carregados em condimentos, com sabores mais suaves.