Cerveja Stout: A Intensa Cerveja Preta

A cerveja Stout é uma das representantes da família Ale, que possuem alta fermentação, as cervejas desta família costumam apresentar um elevado nível de malte tostado, o que acaba refletindo em seus sabores, aromas e coloração. A cerveja Stout foi criada na Inglaterra, como uma variação do estilo Porter, que era tradicional em meados do século XVIII, quando foi criada.

A história da Stout remete muito à própria história da Porter. A cerveja Porter foi criada em Londres como uma referência aos trabalhadores dos portos (chamados de Porters), que costumavam tomar essa cerveja nos bares da redondeza após o expediente de trabalho. Essa bebida marrom e opaca, com o tempo foi recebendo alterações em sua receita, originando uma versão mais opaca, preta e alcoólica, que ficou conhecida como Stout Porter.

Essa cerveja costumava ser mais cara e mais forte, com intenso amargor e notas tostadas, que logo se popularizou entre os londrinos. A própria cerveja Stout também ganhou diversas alterações e estilos, que acabou sendo subdivida em outras categorias. Atualmente, existe uma variedade de estilos dentro do estilo Stout.

  • Dry Stout: muitos a consideram como a receita original, seu corpo é de baixo a médio, apresenta um suave amargor e final bastante seco.
  • Oatmeal Stout: essa versão recebe adição de aveia, tornando a bebida mais encorpada e cremosa.
  • Sweet Stout: essa receita recebe lactose ou mesmo chocolate, que garantem um dulçor à bebida e é até mesmo considerada como sobremesa por muitos consumidores.
  • American Stout: a receita americana recebe um toque extra de lúpulo, possuindo, portanto, um amargor acentuado e notas cítricas.
  • Russian Imperial Stout: seu amargor é intenso e equilibrado com o dulçor proveniente de cargas extras de malte torrado, possui alto corpo e elevado teor alcoólico, possuem um perfil licoroso e potencial de guarda.

Atualmente, as principais diferenças entre o estilo Porter e Stout estão entre: o teor alcoólico, que nas Stout geralmente é mais elevado, podendo chegar a 8%, enquanto o teor alcoólico da Porter é de até 6%; as Stout possuem um maior nível de amargor e aromas que remetem à café, cacau e malte tostado mais aparente que as Porter, com final mais seco, enquanto a Porter apresenta sabor mais frutado e achocolatado.

A coloração da Stout pode variar de marrom-escura a preta, podendo ser opaca ou brilhante, sua espuma é marrom-claro a caramelo, bastante cremosa e persistente. Seu corpo médio a alto proporciona à boca uma sensação cremosa que finaliza em uma secura. Devido ao seu teor alcoólico mais elevado, a bebida é uma ótima opção para os dias de inverno.