Chopp no Copo ou na Tulipa: Qual o Mais Apropriado?

Na hora de pedir o tão apreciado chopp não restam dúvidas, tem que estar geladinho, mas você já se perguntou qual o copo ideal para apreciar a bebida? Mesmo que muitos consumidores não pensem a respeito, a escolha do copo ideal permite que você possa saborear sua bebida de maneira intensa apreciando todo o seu potencial de aromas e sabores. Assim, não é de se duvidar que exista um estilo de copo mais adequado para apreciar o chopp escolhido.

Sabemos que existe uma diversidade de estilos de chopp e, especialmente em se tratando dos artesanais, alguns quesitos devem ser levados em consideração para a que a degustação da bebida seja realmente agradável. Um destes pontos importantes é a escolha do copo ideal. A escolha do copo certo evita a perda do gás da bebida, a oxidação do chopp e a perda da espuma, situações que podem influenciar negativamente na qualidade da sua bebida.

O tradicional copo Lager é o mais indicado para chopps Pilsen, este estilo de copo com base mais estreita que vai se alargando do meio para cima, contribui para a formação e manutenção da espuma, além de permitir uma melhor visualização de cervejas cristalinas e douradas.

A tulipa é um dos copos mais tradicionais para se servir chopp. Possui um volume de 300 ml, é alto e forma um colarinho firme no topo ao servir o chopp. O material utilizado na fabricação deste tipo de copo é o policarbonato, que suporta temperaturas extremas (-60ºC até 120ºC). A tulipa é um copo delicado com uma leve curva para fora, o que facilita a apreciação dos aromas da bebida, além de facilitar a elaboração da espuma.