Blog

Você Sabe Qual a Diferença Entre Cerveja e Chopp?

Que a cerveja e o chopp são bebidas muito apreciadas e consumidas aqui no Brasil e no mundo todo não é surpresa para ninguém, mas você saber realmente qual a diferença entre essas bebidas tão adoradas e com tanta semelhança?

Os ingredientes básicos utilizados para a produção de ambas as bebidas são os mesmos: o malte, o lúpulo e, claro, a água. Porém, mesmo possuindo os mesmos ingredientes, alguns pontos são primordiais na produção de cada uma, proporcionando algumas diferenças específicas entre elas.

Muitas pessoas acreditam que a diferença entre a cerveja e o chopp está no envase e forma de servir. Apesar de realmente possuírem envase e forma de servir diferentes, estes não são os únicos aspectos que os diferenciam. Uma das principais diferenças está na pasteurização, processo de tratamento térmico utilizado para eliminar microrganismos. As cervejas, antes de serem engarrafadas, passam por um processo de pasteurização por alguns minutos, enquanto o chopp não passa por esse ou qualquer outro tratamento térmico. É devido à diferença quanto a esse processo que a cerveja e o chopp adquirem, ainda, outras características diferentes.

Como já dito anteriormente, o envase das bebidas também é diferente, enquanto a cerveja é envasada em garrafas ou latas, o chopp é envasado em barris de inox. Isso ocorre devido à pasteurização, pois esse processo garante maior longevidade à cerveja e, como o chopp é mais sensível, necessita de um cuidado maior e não pode ser armazenado por muito tempo, por isso os barris de inox. No entanto, por mais que o envase comum seja este descrito anteriormente, também é possível encontrar chopp vendido em garrafas ou cervejas disponibilizadas em barris, nestes casos, é importante consumir o chopp o quanto antes para que ele não perca suas características e é necessário estar atento para não comprar cerveja tirada sob pressão como se fosse chopp.

A carbonatação também é uma diferença básica entre essas bebidas. O gás carbônico presente nas bebidas é o que forma suas borbulhas e espuma. O chopp leva mais carbonatação que a cerveja, pois necessita do gás para que a bebida seja extraída do barril. Por isso é comum que o chopp tenha mais espuma que a cerveja.

A conservação também é diferente, como o chopp não passa por pasteurização, possui um menor tempo de conservação que a cerveja, no entanto, a bebida também preserva seus aromas e sabores naturais da bebida. É por isso que normalmente o chopp possui um sabor mais evidente, por ser uma bebida fresca e ligeiramente mais intensa.

Agora que já sabe a diferença entre as duas bebidas, que tal saborear a que mais te agrada?

Postagem mais antiga
Postagem mais recente