Blog

Verão chegando, que tal um chopp Pilsen para refrescar?

Se você gosta de chopp, certamente já tomou um chopp pilsen. O queridinho do brasileiro é também um dos mais consumidos do país, mas apesar do consumo, muitos não o conhecem realmente. Mas o que é realmente o chopp pilsen?

Bom, podemos iniciar dizendo que a principal característica dos chopps pilsen é sua cremosidade e sabor leve e agradável ao paladar. Combinando perfeitamente com o clima tropical brasileiro por ser uma bebida refrescante, é muito escolhido na hora de aproveitar com amigos ou família, em celebrações ou mesmo para espantar um pouco do calor. Essa bebida teve origem na República Tcheca e foi criada em 1842 pelo alemão Josef Groll. Não demorou para que a bebida ganhasse fama e se expandisse pelo mundo e uma coisa que normalmente muitos não sabem é que a bebida necessita obedecer a Lei da Pureza Alemã para ser considerada realmente Pilsen. Essa lei impõe a regra de que as bebidas Pilsen precisam ser fabricadas a base de somente quatro ingredientes: o malte de cevada, lúpulo, levedura e água. Qualquer bebida que possua algo além destes ingredientes não pode, pela regra, ser considerada como Pilsen.

Por ser uma bebida de aroma e sabor leve, normalmente os chopps Pilsen agradam a todos os paladares, sua tonalidade dourada e espuma cremosa e consistente expõem a estética dessa refrescante bebida, que tende a ser a preferida em bares, restaurantes e diversos eventos.

A produção desta bebida é semelhante à da própria cerveja Pilsen, a diferença entre ambas é que para a produção do chopp não é realizado o processo de pasteurização, que garante uma maior conservação, necessária à cerveja. É por esse motivo que o chopp possui um prazo de validade menor que das cervejas e deve ser consumido em poucos dias após aberto, ou sua qualidade estará comprometida.

Mas você sabia que existem algumas dicas de harmonização para apreciar melhor o sabor dessas bebidas? É aconselhável que o chopp seja ingerido com alimentos leves e pouco condimentares, mais especificamente, essa bebida costuma combinar perfeitamente com diversos petiscos fritos, além de queijos de sabores leves e saladas, também podem acompanhar pratos a base de peixes, frutos do mar, carnes e legumes grelhados, além de defumados em geral. E na hora da sobremesa, uma boa combinação é com chocolates, frutas e demais doces.

Outra dica importante é que o chopp Pilsen seja servido em copos que permitam que suas características sejam mantidas por mais tempo, os mais recomendados são pint ou lager, assim, você poderá degustar seu chopp e aproveitar sem pressa.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente