Malte, Cevada e Lúpulo: A matéria-prima da cerveja e do chopp

A cerveja ou o chopp geladinho são os principais pedidos para aproveitar o fim de semana, presentes nos momentos de relaxamento de quase todos os brasileiros, estas bebidas são um “coringa”, versáteis e com preço acessível, são as bebidas alcoólicas mais consumidas em nosso país. E essa bebida tão apreciada no nosso Brasil é resultado de uma receita com ingredientes básicos que lhe conferem o sabor tão adorado.

  • Malte: são os grãos utilizados na produção da cerveja, para obtê-lo são utilizados alguns processos industriais, como o teste de germinação do cereal, por exemplo. Esse cereal pode ser de trigo, centeio ou milho. Em seguida, o cereal é armazenado em ambiente onde a temperatura e umidade são controladas, para facilitar a germinação. É a partir do momento que ocorre a germinação que os grãos serão torrados.
  • Cevada: é o principal cereal utilizado na produção do malte, possui ótimo custo-benefício, o que atrai os cervejeiros. Uma particularidade da cevada é a presença de açúcares e atividades enzimáticas que participam no processo de fermentação da bebida, ajudando a otimizar a produção da cerveja e do chopp.
  • Lúpulo: o lúpulo é a flor de uma planta da família das canabidáceas que não possui efeito entorpecente. Ele é utilizado para conferir aroma e o característico sabor amargo da cerveja e do chopp. Além do amargor, alguns tipos de lúpulo possuem aroma de ervas, frutas ou flores, que também se evidenciam na bebida. Muitos produtores, inclusive, optam por adicionar diferentes tipos de lúpulo na receita da bebida, o que acaba proporcionando características únicas em sabores e aromas. Vale lembrar que as cervejas ou chopps que possuem maior concentração de lúpulo tendem, consequentemente, a serem mais amargas.

Além destes ingredientes básicos, vale lembrar também das leveduras, que são as grandes responsáveis pelo processo de fermentação. É a partir da ação deste fungo que o mosto com todos os outros ingredientes se torna a cerveja ou o chopp.

Outro ingrediente que merece ser comentado é a água, que corresponde a cerca de 90% da bebida. é claro que esta água deve ser filtrada e sem cloro, com um pH preferencialmente entre 5,2 e 5,5.