Blog

Lager e Ale: Conheça Estas Cervejas Artesanais

Existem cervejas de diversos estilos, isso não é uma novidade para ninguém, o comércio das cervejas artesanais se expande cada vez mais e alcança um público cada vez maior. Os diversos tipos de cerveja são enquadrados, atualmente, em dois principais tipos (ou famílias): Lager e Ale. Também existe um terceiro tipo, as Lambic, porém estas correspondem a menos de 5% do mercado mundial.

As primeiras cervejas eram todas do tipo Ale, até meados do século XIV, quando foram criadas as primeiras Lager. As cervejas Lager surgiram quando cervejeiros da Alemanha começaram a fazer a fermentação de suas cervejas em montanhas que ficavam em baixas temperaturas. Por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, as cervejas adquiriram características diferentes, resultando em uma bebida mais leve e mais clara.

A temperatura é, portanto, uma das principais diferenças entre estes dois tipos de cerveja. As cervejas Ale são fermentadas a uma temperatura mais alta, que varia de 15 a 25ºC, enquanto as cervejas Lager são fermentadas a baixas temperaturas, de 5 a 15ºC. Isso ocorre porque as leveduras utilizadas para a fermentação destes dois tipos de cerveja são diferentes. A levedura utilizada para a fermentação de cervejas Ale é da espécie Saccharomyces cereviseae, enquanto a levedura utilizada para as cervejas Lager são da espécie Saccharomyces pastorianus.

Assim, pode-se dizer que Lager são cervejas de baixa fermentação e Ale são cervejas de alta fermentação. Existem diversos outros estilos de cervejas dentro desses dois tipos/famílias. A Pilsen, por exemplo que é uma das mais consumidas, é um estilo de cerveja Lager. Sendo assim, você pode estar se perguntando: então toda cerveja Pilsen é uma Lager? Exatamente! Mas lembre-se, nem toda Lager é Pilsen, existem diversos outros estilos dentro dessa classificação:

Estilos de cerveja Lager: estas são conhecidas por serem mais leves, menos alcoólicas e mais refrescantes, são elas: Pilsen, Bock, Helles, Dunkel, Lager, Premium, Vienna, Rauchbier, dentre outras.

Estilos de cerveja Ale: estas tendem a ser consideravelmente mais fortes e encorpadas, de caráter mais maltado e mais concentradas em álcool. São elas: Weizen, Amber Ale, Indian Pale Ale (IPA), American Pale Ale (APA), Stout, English Strong Bitter (ESB), Porter, Pale Ale, dentre outras.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente