Blog

Chopp Weiss, Bebida Cheia de Personalidade Para Todos os Paladares

O chopp Weiss (ou Weizenbier), é produzido a partir de malte de trigo, cevada, levedura e uma baixa quantidade de lúpulo, o que influencia para que seu sabor seja suave em amargor. O chopp a base de trigo é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros, seu sabor sutil, com amargor suave e caráter aveludado tende a agradar a diversos paladares.

Este estilo de chopp é típico do Sul da Alemanha, possui aroma e sabor frutado e levemente condimentado, remetendo à banana e cravo, no paladar, é comum sentir ainda o sabor de grãos proveniente do trigo, que é utilizado em sua produção. Sua coloração é de um amarelo com uma turbidez característica deste estilo de bebida que, tradicionalmente, não passa por filtração.

Existem algumas variações do chopp Weiss que passam por filtração, mas o tradicional é que essa etapa não ocorra, pois ao não passar por filtração, as leveduras são mantidas na bebida, garantindo que a bebida esteja fermentando até o momento do consumo, isso faz com que sejam acentuados na bebida seus sabores e aromas característicos. Essa característica torna a bebida mais turva e mais encorpada.

A carbonatação do Chopp Weiss tende a ser mais forte, este é um dos principais fatores na formação da espuma. A carbonatação é referente à quantidade de gás carbônico (CO2) dissolvido na bebida, é ela quem forma as bolhas e, por ser mais forte neste estilo de chopp, sua espuma também é maior e mais cremosa. Essa característica também proporciona a sensação de borbulhas na boca, que reflete até em um efeito picante quando a bebida é muito carbonatada.

Essa bebida pode ser um pouco difícil de harmonizar, mas em geral suas principais características a tornam uma boa opção de harmonização com pratos como saladas leves bem temperadas, peixes grelhados, frutos do mar, aves e queijos suaves. Esses pratos que possuem sabores salgados e ácidos, são equilibrados com a doçura e sabor frutado do chopp. Também pode acompanhar sobremesas de frutas brancas e amarelas.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente