Blog

Chopp: Leveza e Teor Alcoólico

Embora o chopp e a cerveja sejam bebidas parecidas ao paladar, ambas possuem diversas diferenças. Uma delas é que o chopp tende a ter um sabor consideravelmente mais leve. No entanto, uma confusão comum entre os consumidores é pensar que pela bebida ser mais leve, seu teor alcoólico também é menor. É importante lembrar que os ingredientes utilizados na produção de ambas as bebidas são os mesmos e o processo produtivo é muito parecido, portanto a quantidade de álcool nas bebidas é praticamente a mesma.

            O teor alcoólico do chopp pode variar muito de acordo com a forma com a qual é produzido, em especial entre as bebidas artesanais. Em geral, o álcool é formado na bebida durante seu processo de produção, e não adicionado, como muitos imaginam. É durante a fermentação que o álcool é formado, quando as leveduras se encarregam de transformar os açúcares obtidos após a maceração do malte em álcool. Quanto mais ingredientes forem adicionados durante o processo de fabricação, mais açúcar será formado na maceração e, consequentemente, mais álcool resultará no final da fermentação. O álcool presente no chopp é muito importante para a formação do aroma e para elevar a sensibilidade dos sabores presentes no chopp, facilitando sua percepção.

O chopp claro é a bebida mais consumida e popular no Brasil, se trata de uma bebida leve, saborosa e refrescante, ideal para o clima tropical brasileiro e para aproveitar diversas ocasiões distintas.

Chopp Pilsen Puro Malte possui sabor um pouco mais pronunciado, mas ainda é uma bebida com uma mistura de caramelos, com sabor adocicado. Possui espuma espessa e consistente, que torna a bebida aveludada e cremosa.

Chopp de Vinho é outro estilo de chopp que é leve e refrescante na medida. E ainda possui o diferencial do sabor frutado proveniente do vinho. Incorpora o amargor do chopp e o adocicado do vinho em uma bebida sofisticada.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente