Blog

Chopp de Vinho: Conheça Essa Bebida Que Agrada a Todos os Paladares

A tradição de adicionar uva à cerveja surgiu na Itália, criando o chopp de vinho, que vem conquistando público cada vez maior. A mistura resultou em uma bebida refrescante, saborosa e elegante.

Seu processo de produção não é o mesmo que o do chopp convencional, assim como também não é o mesmo processo de fabricação de vinhos. Frequentemente, os maltes utilizados para fabricar os chopps de vinho são os Pilsen, que são usados para fabricar o chopp claro, isso porque estes possuem sabor mais suave que permitem uma harmonia com o sabor da uva, sem que nenhum dos dois se sobressaia ao outro. Pelo mesmo motivo, a tendência também é utilizar baixa quantidade de lúpulo, para evitar o amargor que possa ser ressaltado em relação à uva.

Normalmente, é o produtor que decide em qual momento adicionar a uva (ou mosto de uva) ao chopp. Isso pode ocorrer na etapa de fervura, de fermentação, ou mesmo na etapa de envelhecimento. Esta bebida costuma ter um sabor frutado, proveniente da adição da uva, leve e refrescante, como o chopp.

Assim como com os vinhos e com os chopps, o chopp de vinho tem uma classificação específica, desde 2015 foi considerada pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) como Italian Grape Ale. Para receber esta classificação, o BJCP determina que a bebida deve ter aroma de uva, mas seu sabor não pode se sobrepor ao do chopp ou cerveja.

Essa união do sabor da uva e frescor do chopp proporciona uma bebida perfeita para ser apreciada em dias quentes. Mas há também quem prefira saboreá-la no inverno, pois o vinho se encarrega de aquecer o corpo a cada gole quando passa pela garganta. A verdade é que esta é uma bebida que pode agradar diversos paladares e a qualquer época do ano, vale a pena provar!

Postagem mais antiga
Postagem mais recente