Chopp Claro e Chopp Escuro: Principais Características e Diferenças

Os diferentes tipos de chopp, sejam claros ou escuros, agradam a muitos consumidores em festas, eventos ou mesmo no consumo solo. Mas muitos consumidores não conhecem a diferença entre cada uma dessas bebidas a não ser sua coloração em si. Portanto, vamos esclarecer aqui quais as principais características e diferenças entre essas bebidas.

A primeira (e mais óbvia) diferença notada entre estes dois estilos de chopp é justamente sua tonalidade. O chopp claro é identificado pelos seus tons de dourado, enquanto a tonalidade do chopp escura varia, de acordo com a marca, entre tons de caramelo, preto e marrom. Essa diferença na tonalidade se dá pelo malte torrado na produção do chopp escuro, assim, quanto mais torrado for o malte, mais escuro será o chopp.

Os chopps claros e escuros também se diferenciam em seus sabores e aromas. Justamente pela presença do malte torrado, o chopp escuro possui uma concentração de sabores e aromas que se diferenciam do chopp claro. No chopp escura se nota um equilíbrio entre os sabores doce e amargo, agradando a paladares que prefiram bebidas que não sejam muito amargas. Devido ao malte torrado, o chopp escuro também pode apresentar notas de café e chocolate, mostrando mais complexidade ao paladar do que o chopp claro.

Também se nota no chopp escuro uma espuma mais densa, que lhe garante textura macia e cremosa na boca. A espuma mais espessa também ajuda a concentrar os sabores e aromas da bebida por maior tempo. Além do malte torrado, alguns produtores também adicionam outras matérias-primas no chopp escuro durante sua fabricação, como xarope de açúcar ou caramelo, fazendo com a bebida se apresente mais adocicada, podendo ser harmonizada com doces e sobremesas.

Agora se você prefere uma bebida mais tradicional e com amargor concentrado, certamente algum estilo de chopp claro será a melhor escolha para você. Agora é só escolher a bebida que mais te agrade e se deliciar com um saboroso chopp!