Chopp Bitter: O Refrescante Estilo Inglês

O estilo Bitter é um dos pertencentes da família de cervejas Pale Ale britânica. Por pertencer ao mesmo grupo, o chopp Bitter acaba adquirindo algumas características em comum com os demais estilos de Pale Ale, pois usam praticamente os mesmos ingredientes, mas (claro), este estilo possui suas particularidades e especificidades.

Seu nome Bitter remete a “amargo” na língua inglesa, assim, pode-se imaginar que existe uma quantidade mínima necessária de lúpulo na produção deste estilo de chopp, pois é este ingrediente o responsável por seu sabor amargo. A bebida possui coloração clara levemente acobreada e recebe o típico lúpulo inglês, que lhe garante um sabor e aroma característico.

Existem três classificações diferentes para os chopps e cervejas Bitter: Ordinary Bitter, Special Bitter e Extra Special Bitter. Estes três estilos são diferenciados pelas características responsáveis pela potência da bebida, como seus níveis de teor alcoólico e o amargor.

Ordinary Bitter é o estilo mais leve, possuindo 3,8% de teor alcoólico e sua concentração de amargor é sutil. Special Bitter é um pouco mais forte que o primeiro estilo, possuindo uma graduação alcoólica de 4,8% e seu nível de amargor é intermediário. Extra Special Bitter é o estilo mais forte, seu teor alcoólico chega a 5,8% e possuem o amargor mais acentuado dentre os estilos Bitter.

Este estilo de chopp, bem como os típicos Pale Ale ingleses, éWine em Casac caracterizado por sua potência mediana com concentração considerável de amargor, se mostrando uma bebida saborosa, fácil de consumir, que apresenta notas pronunciadas agradáveis ao paladar e ao olfato, revelando suas principais características a cada gole.

O chopp Bitter é uma bebida refrescante ideal para os dias quentes típicos do clima tropical brasileiro, por isso agrada a muitos consumidores aqui em nosso país. Ainda assim, muitos garantem que a melhor experiência com chopp Bitter é realmente nas cervejarias inglesas, para quem tiver a oportunidade de conhecer. Uma coisa é certa, se você é um verdadeiro apreciador de chopp, deve conhecer os chopps Bitter, experimente!