Chopp Artesanal: Tudo Que Você Precisa Conhecer Sobre o Estilo

Como se pode imaginar, para produzir o chopp artesanal é utilizado um processo de produção diferente do chopp comum. A primeira diferença básica é que o chopp artesanal é produzido em menor quantidade e com maior cuidado, resultando em uma bebida exclusiva. Mas o que chama atenção logo de cara nos chopps artesanais é sua coloração diferenciada, isso ocorre devido aos ingredientes e processos de fabricação utilizados.

O chopp comum normalmente é produzido com matéria-prima de baixo custo, enquanto para o chopp artesanal são utilizados ingredientes de qualidade especial e selecionada, algumas marcas, inclusive, optam por matéria-prima importada, o que normalmente também acaba influenciando na elevação de seu preço em relação ao chopp comum. A água, o malte, o lúpulo e a levedura são os ingredientes utilizados para fabricação destas bebidas, sua concentração é adaptada ao estilo de chopp artesanal produzido.

            Uma das características que mais chamam a atenção do consumidor no chopp artesanal, além de sua coloração, é seu sabor mais intenso e concentrado, com o amargor ainda mais acentuado, características que variam em seus diferentes estilos. Existe uma grande diversidade de estilos de chopp artesanal, dentre eles os que mais se destacam são:

IPA: a sigla que significa Indian Pale Ale, caracteriza um estilo de chopp com grande concentração de lúpulo.

Lager: diferentemente de IPA, este estilo de chopp possui pouca concentração de lúpulo, portanto são bebidas mais leves, com um amargor sutil e coloração dourada.

Porter: também conhecido por Stout, este estilo de chopp artesanal se caracteriza por serem bebidas mais escuras. Este estilo possui uma variedade de receitas, podem ter sabor predominante de café, chocolate ou até de caramelo. De acordo com sua produção, este estilo pode ser, ainda, mais ou menos adocicado.

Wild e Sour: este estilo se caracteriza por seu sabor azedo, assim como Porter, apresentam uma grande variedade de receitas e, em cada uma, sua acidez pode ser mais ou menos concentrada. Também é comum notar sabores frutados neste estilo de chopp.

Em geral, os chopps artesanais costumam ser bebidas encorpadas e de forte presença em aroma e sabor, também podem ser facilmente harmonizados com diversos alimentos condimentados. Existem diversas opções de delivery de chopp artesanal, tanto em Curitiba quanto em diversas outras localidades brasileiras, que tal encomendar o seu?