Blog

Chopp Artesanal: Mercado Em Ascensão No Brasil

As cervejarias têm ganhado grande destaque no mundo inteiro com a produção de cervejas e chopps artesanais. No Brasil, o chopp é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas, não é de se admirar que o mercado nacional de chopp artesanal atingisse uma crescente expansão.

O chopp artesanal recebe ingredientes exclusivos que lhe garantem sabor e aroma mais acentuados. Cada cervejaria possui sua receita particular na produção, mas no geral, as particularidades dos chopps artesanais fazem com que sejam muito apreciados pelos consumidores da bebida no país.

Mais especificamente, desde 2018 o mercado das cervejarias artesanais no Brasil tem crescido muito. Nem mesmo o período de pandemia por Covid-19 freou a venda dos chopps no Brasil, apenas no primeiro trimestre de 2020 houve uma queda nas vendas, com a perda de importantes meios de vendas, os bares ou restaurantes e as vendas para eventos, mas logo as cervejarias encontraram um meio de superar estes obstáculos e se adaptaram aos serviços de delivery para poder atender aos pedidos dos clientes mesmo sem a possibilidade de confraternizações no local.

Após a pandemia, os serviços de delivery aumentaram muito, e as empresas que conseguiram se adaptar a essa realidade notaram um aumento muito significativo nas vendas de cervejas e chopps artesanais, o que fez com que este mercado continuasse em ascensão no país. E, com essa adaptação necessária para que o mercado de chopp artesanal não entrasse em um declínio insustentável, a bebida atingiu durante a pandemia, o maior número de vendas desde 2014.

Outro fato que tem influenciado muito neste aumento na produção de chopp artesanal no Brasil, é o fato de que o país também iniciou sua própria produção de lúpulo, um dos principais ingredientes da bebida. Com a produção local de lúpulo, a os gastos com exportação e a consequente perda de qualidade do produto pelo tempo até sua chegada no destino foram problemas solucionados, o que aumentou a qualidade dos chopps artesanais brasileiros e diminuiu seu custo, tornando a bebida mais acessível, o que consequentemente elevou sua venda.

Este mercado vem atingindo seu auge ano após ano, e ainda pode crescer muito mais com diversas inovações tecnológicas que têm sido adotadas pelas cervejarias.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente