Chopp Artesanal e Chopp Comum: Principais Diferenças

O consumo de chopp artesanal tem crescido muito no Brasil nos últimos anos, e este aumento no consumo e procura por essas bebidas, fez com que surgissem diversas marcas de chopp artesanal no país. Apesar de possuírem características específicas, os chopps artesanais também são muito semelhantes ao chopp comum, pois os ingredientes principais e as principais etapas de produção não diferem muito. Portanto, vamos apresentar aqui as principais características e particularidades destas bebidas para que você consiga diferenciá-las.

Uma das principais diferenças entre o chopp artesanal e o chopp comum é percebida já na aparência, pois sua coloração é bem distinta. Mesmo os chopps artesanais mais tradicionais possuem uma coloração mais forte que o chopp comum, que normalmente apresenta uma coloração amarelo clara, enquanto os chopps artesanais podem variar de um tom de ouro forte, avermelhado, marrom ou mesmo com tonalidades pretas. Essa diferença na coloração ocorre devido à matéria-prima de alta qualidade utilizado na produção dos chopps artesanais, além do próprio processo produtivo.

Outra diferença básica é no processo de produção, o chopp comum é produzido em grande quantidade para uma alta demanda, enquanto os processos artesanais envolvem processos mais rígidos e atenciosos, que também acabam resultando em uma quantidade reduzida que traz certa exclusividade a essas bebidas.

Embora os ingredientes básicos para a fabricação de ambos sejam os mesmos, os ingredientes utilizados para a produção do chopp comum são resultado de uma mistura da matéria-prima de baixo custo, o que reflete, consequentemente, no valor da bebida que acaba sendo mais baixo. Já os chopps artesanais, utilizam de ingredientes especiais e selecionados, na maioria dos casos importados, o que acaba conferindo aroma e sabor diferenciados às bebidas.

O sabor mais intenso dos chopps artesanais é uma das principais características notáveis, apresentam um amargor acentuado que conferem uma particularidade gustativa especial à bebida. O chopp comum possui sabor mais suave, sem amargor proeminente.

Entre cada estilo de chopp artesanal, existem diversas particularidades nos sabores, aromas e corpo. Alguns dos principais estilos de chopp artesanal são:

  • IPA: India Pale Ale, sua principal característica é a grande quantidade de lúpulo, que lhe garante um amargor mais intenso.
  • Lager: este estilo é mais leve e de coloração dourada, possui pouca concentração de lúpulo em sua receita.
  • Porter ou Stout: são os famosos chopps escuros, sua receita pode variar muito de acordo com o produtor, podem ter sabores de café, chocolate ou caramelo. Alguns podem ser mais adocicados, dependendo da receita do produtor.
  • Wild e Sour: a principal característica desse estilo é a acidez, que também pode variar muito nas receitas de acordo com cada produtor. Muitos consumidores o descrevem como “azedo”, e trazem um intenso sabor frutado.