Carne de Aves e Cerveja: Conheça as Melhores Opções de Harmonização

As aves, em especial o frango, são componentes preciosos da culinária brasileira, o frango mesmo é um dos principais alimentos do dia a dia dos brasileiros, pois possui boa qualidade nutricional, facilidade de preparo, disponibilidade e custo, estima-se que cada brasileiro consuma, em média, 43 kg de carne de frango por ano, em suas diversas formas de processamento.

A cerveja é uma bebida muito utilizada para o preparo de diversas carnes, mas também são ótimas opções de acompanhamento para esses pratos, desde que se saiba como harmonizar para que os elementos do prato não se sobressaiam ao da cerveja e vice-versa. Se a harmonização for adequadamente equilibrada, é possível realçar os sabores dos pratos, contemplando uma verdadeira experiência gastronômica.

Para fazer a harmonização ideal, é importante considerar o amargor da cerveja e ardência do alimento; as cores tanto da bebida quanto do alimento, pois ambos devem ser semelhantes; e os sabores que são contraste entre si (amargor e doce, picante e refrescante, ácido e neutro etc.).

Existem três critérios importantes no momento da harmonização de carnes e cerveja: corte – é quando os componentes da cerveja quebram características pesadas dos pratos, como a gordura, limpando o paladar; contraste – quando as características diferentes entre o prato e a cerveja valorizam uma à outra; semelhança – uma das mais tradicionais formas de harmonização (e mais segura), que é pela combinação baseada em características em comum entre a bebida e o prato, agregando sensações aos dois.

O frango é um prato típico e tradicional muito querido dos brasileiros e uma das principais aves escolhidas para harmonização com cerveja, ele acompanha bem cervejas Pilsen ou Light Lager. O frango assado pode acompanhar cervejas: Bière de Garde, Munich Dunkel, Traditional Bock, Standard Bitter e American Pale Ale. Já o frango na brasa acompanha bem: Amber Lager, American Brown Ale, Porter e Rauchbier.

A codorna é outra ave popularmente consumida no Brasil, seus sabores e aromas harmonizam bem com cervejas Bière de Garde, Belgian Tripel, Belgian Pale Ale, Special/Premium Bitter.

O faisão é uma ave não tão popular na alimentação cotidiana, mas também muito apreciada. Pode ser consumido com cervejas Bière de Garde, Belgian Dubbel, Belgian Dark Strong Ale, Old Ale, Extra Special Bitter.

O peru tende a ser mais apreciado nas festas de final de ano, especialmente no Natal, o alimento harmoniza com cervejas Tripel.

A carne de pato pode acompanhar bem cervejas Belgian Dubbel, Belgian Strong Ale, Bock, Stout, English Pale Ale e Porter.